sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CPTM.

Mais uma resposta da parte de um órgão que questionei.

Seria muito importante todos nós cobrarmos todo tipo de dúvida que temos e mostrar à todos estes órgãos que estamos de olho.
Já imaginaram como melhoraria o atendimento à nós "comsumidores/clientes" se todos nós enviásse-mos emails cobrando, pensem bem, não custa nada, pois quanto tempo ficamos em frente ao computador.
_________
Bom dia Sr(a) Ouvidor Venho por meio deste pedir respostas à varios questionamentos que não quer se calar. Moro em Osasco e trabalho na Vila Olímpia, utilizo a linha C (Osasco/Jurubatuba). - Perguntas: - Horário/atrasos - Não acredito que seja intervalo de 6 minutos no horário de pico, sempre está atrasado (não adianta escrever sobre demora de fechar as portas, pois o que demora é porque os vagões não comportam a quantidade de pessoas). Porque 6 minutos ?, não daria para ser menos ?. Não tem lombada, não tem semaforo, não tem trânsito, porque tanto atraso ou mesmo parado na linha ou estação???? Porque o trêm para na linha ou estação e fica aguardando ? (o maquinista avisa: parado por procedimentos técnicos, quais???), pense comigo, o pessoal cansado ou mesmo indo trabalhar e ficarem aguardando dentro de um vagão lotado, mal ventilado (ar condicionado ruim). Eu não consigo entender porque parar no meio do caminho, não tem um sistema ?, ele é deficiente ?, estamos no século 21 e trêm parado por falta de energia (estação pinheiros - 20/03/08, conforme informação do segurança na estação vila olimpia). - Porque somente 3 vagões e não 6 como na linha B (acho que são 6 vagões) ?????, mude no horário de pico pelo menos, um absurdo, os seguranças empurrando o pessoal para dentro como se fosse gado. - Precisam treinar os maquinistas para colocarem a música em um volume razoável, as vezes não esculta e as vezes alto demais (não existe alguma regra para volume ?), parece bobagem, mas é muito importante, estressa bastante o volume muito alto. - Precisam treinar tambem para falarem as estações, pois alguns teimam em não falar. Não é uma obrigação ?????. obs: Não adianta escrever que estão melhorando o transporte, precisamos que seja agora e não num futuro distante, vagões a mais, redução de intervalo são de fácil atuação, falta vontade ou não ?????
________________
Sr.
Fazemos referência à manifestação de 03.04.08, a respeito questões relevantes e específicas ao transporte metropolitano na Linha 9 - Esmeralda (antiga Linha C), ora em expansão, para comunicar que a recebemos e que a resposta à sua mensagem, em primeira instância, cabe ao Serviço de Atendimento ao Usuário, por cópia notificado.Na oportunidade, mencionamos o fato de que o transporte ferroviário é uma atividade que requer a aplicação intensiva de recursos financeiros e humanos, principalmente em bens de capital fabricados sob encomenda. Vale dizer, que necessitam ser especificados para uma determinada linha, licitados, construídos/fabricados, montados, testados para posterior entrada em operação.
Nesse sentido, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM, estabeleceu um programa de investimentos da ordem de R$ 16 bilhões até o horizonte de 2010 em suas empresas vinculadas (Vide Anexo), com a finalidade de aumentar a oferta dos transportes metropolitanos, com melhorias na qualidade do serviço prestado, adequando-as para bem atender à crescente demanda por viagens.
Esse programa envolve, no caso da CPTM, a execução de obras e montagens com os sistemas em operação, o que significa, por analogia, o desafio de realizar reformas e manutenções dentro de uma residência ocupada, sem descontinuidade nos serviços essenciais e com o menor transtorno possível para seus moradores. Infelizmente, nem sempre isso é e será possível ser assegurado integralmente.
Ao lamentarmos os transtornos que houveram, cujo registro efetuamos, permanecemos também à sua disposição através do tel. 6942.1111, inclusive, para as sugestões apresentadas, a partir do recebimento da citada resposta.
Atenciosamente
Ouvidor

ANEXO
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - 09/11/2007 18:31 - TEXTO PARCIAL
A SECRETARIA DE TRANSPORTES METROPOLITANOS INFORMA
1 - Nesta sexta-feira [09/11], das 4h30 da manhã até às 9h, os 236 principais dirigentes da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Governo de São Paulo, inclusive o secretário José Luiz Portella, e das três empresas vinculadas - Companhia do Metrô, CPTM e EMTU [Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos] - realizaram a "Operação na Linha" de contato direto com a população, avaliando in loco as condições de funcionamento do sistema, quando foram ouvidas, pela manhã, mais de duas mil pessoas.
2 - Essa operação é uma das etapas do PROGRAMA VOS - Ver, Ouvir e Sentir -, e objetiva definir medidas para que os usuários do sistema recebam um tratamento digno, que garanta rapidez, segurança e confiabilidade, ouvindo os passageiros como clientes importantes e não como usuários.
3 - Esse programa se desenvolve em paralelo com o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que vai investir mais de R$ 16 bilhões entre 2007 e 2010, aumentando em 55% a quantidade de passageiros transportados pelo sistema metroferroviário e reduzindo em 25% o tempo de viagem. Além disso, 160 quilômetros [dos atuais 263] da CPTM vão passar a operar com qualidade de metrô e serão comprados 99 trens novos, sendo que a compra de 42 já foi efetuada e os 37 restantes devem receber ordem de serviço nos próximos 15 dias.
...................................................................................................................................................
Informamos ainda que:
METRÔCom o Plano de Expansão, o Metrô irá receber, entre 2007-2010, cerca de 9 bilhões de investimentos para a expansão das linhas metroviárias, modernização dos trens e sinalização. Aquisição de 17 novos trens, sendo 10 para a Linha -3 Vermelha e 7 para a Linha 1-Azul, que serão somados a frota já existente de 117 trens. Nesta semana, na quarta-feira, dia 7, foram recebidas as propostas para a modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicação das linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha, que possibilitará uma comunicação mais eficiente do Metrô com seus usuários. O processo de modernização dos sistemas de sinalização e as novas composições vão reduzir os intervalos entre trens, além de aumentar a capacidade de transporte. Atualmente, o Metrô opera um dos menores intervalos alcançados por poucos metrôs no mundo, um exemplo é a Linha 3-Vermelha que atinge 101 segundos de intervalo nos horários de pico.
CPTMCom o Plano de Expansão a CPTM irá receber, entre 2007/2010, investimentos da ordem de R$ 6 bilhões. A CPTM transporta atualmente 1.6 milhão de passageiros/dia. Dos atuais 263km, 160 passarão a operar com qualidade de metrô, com a frota sendo ampliada dos atuais 110 trens para 170 trens e haverá modernização de sinalização de vias, o que permitirá a redução dos intervalos programados, atualmente de 15 minutos, na maioria das linhas, no horário de vale e de 8 minutos no horário de pico. Na Linha Esmeralda dois novos trens já começarão a funcionar em dezembro e outros dez entrarão em operação à medida em que forem sendo entregues, ao longo do primeiro semestre de 2008.
Ao agradecermos seu contato com a Ouvidoria , cujo registro efetuamos, permanecemos também à sua disposição através do tel. 6942.1111, inclusive, para a presente manifestação, a partir do recebimento da citada resposta se necessário for algum esclarecimento e/ou ponderação adicionais.
Atenciosamente
Ouvidor
________
Boa noite Sr
Continuo com algumas dúvidas, estão em negrito. Na oportunidade, mencionamos o fato de que o transporte ferroviário é uma atividade que requer a aplicação intensiva de recursos financeiros e humanos, principalmente em bens de capital fabricados sob encomenda. Vale dizer, que necessitam ser especificados para uma determinada linha, licitados, construídos/fabricados, montados, testados para posterior entrada em operação. - Sei perfeitamente disto, esculto isto a muitos anos (muitos mesmo).
Nesse sentido, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM, estabeleceu um programa de investimentos da ordem de R$ 16 bilhões até o horizonte de 2010 em suas empresas vinculadas (Vide Anexo), com a finalidade de aumentar a oferta dos transportes metropolitanos, com melhorias na qualidade do serviço prestado, adequando-as para bem atender à crescente demanda por viagens. - ótimo, sei perfeitamento que precisa de tempo.
Esse programa envolve, no caso da CPTM, a execução de obras e montagens com os sistemas em operação, o que significa, por analogia, o desafio de realizar reformas e manutenções dentro de uma residência ocupada, sem descontinuidade nos serviços essenciais e com o menor transtorno possível para seus moradores. Infelizmente, nem sempre isso é e será possível ser assegurado integralmente. -Desculpe, no meu entender não é todas as vezes que o trêm fica parado na estação ou na linha que é por motivo de manutenção, não observo isto, mesmo que seria uma grande falta de respeito ao cidadão ter manutenção em horários de pico.
Ao lamentarmos os transtornos que houveram, cujo registro efetuamos, permanecemos também à sua disposição através do tel. 6942.1111, inclusive, para as sugestões apresentadas, a partir do recebimento da citada resposta.
-Não adianta lamentar, estou cansado de lamentações, precisamos de respostas práticas, sugestões já foram dadas, mas vou escreve-las novamente com outros questionamentos: - voce escreveu que a linha recebeu 02 trêns: não percebi nenhuma melhora, porque não melhorou ? - porque 03 vagões e não 06 como em outras linhas, pelo menos no horário de pico ? - não vi respostas sobre som alto ou maquinistas que não falam as estações. - Entendo que esta resposta é padrão. -Gostaria de algo mais para o presente, o senhor praticamente falou para o futuro. - Além da propaganda sobre visitas as estações e outras coisas. - A resposta que preciso é: Porque o trêm não tem uma velocidade constante, qual a velocidade dele, porque corre em velocidade tão baixa, já que a linha foi reformada, o senhor já pegou este trêm em horário de pico, acredito que não.
__________
Só finalizando: - A manutenção poderia ser fora do horário de pico e não neste horário.- Lógico, se um trem atrasar, atrasa os outros, mas porque atrasa ? (não deveria atrasar nunca, século 21 com toda a tecnologia que deveria ser usada)- Quando falo do intervalo, falo somente em horário de pico, lógico que em outros horários muda.- Continuo não tendo resposta sobre abertura de vidros nos vagões, maquinistas que não falam as estações ou deixam o volume do som muito alto e até esquecem de ligar o ar condicionado (que é muito fraco). Obrigado pela atenção. Fico feliz de ter respostas vinda do governo.
Agradeço ao Sr. Sérgio pelas respostas não só teóricas, mas tambem na prática. Fico feliz tendo uma resposta de uma autarquia estadual, pois é muito dificil ter uma resposta que venha do governo a contento. Hoje 24/04/2008 no horário de PICO 18:00 o trêm estava cheio dentro do previsto (e não abarrotado, tendo que ficar em torno de 1 hora aguardando um trêm que possa entrar). Como falei por telefone, espero que continue assim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário